Aprendizado

Toque qualquer música através do Campo Harmônico

Campo Harmônico

Fala tecladista! Tudo bem? Acredito que você já tenha ouvido falar sobre Campo Harmônico, esse importante elemento da música.

Para começarmos a nos aprofundar no assunto, vamos relembrar o que é um Campo Harmônico.

De forma simples podemos definir o Campo harmônico como um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala.

Então pega aí o papel e caneta e vamos estudar esse tema extremamente relevante no mundo da música.

São inúmeros os assuntos que podemos tratar quando envolvemos os estudos musicais e a infinidade de técnicas existentes para executar uma certa melodia, trilha sonora ou qualquer outro tipo de som.

Vocês já devem ter se perguntado como músicos e principalmente muitos tecladistas conseguem tirar músicas sabendo apenas o tom?

Isso é algo que acontece muito quando, por exemplo, você vai tocar com uma banda que não é a sua e desconhece o repertório, ou quando em algum imprevisto te chamam para subir no palco e quebrar um galho.

E nesse momento, o que você faz? Entra em desespero? Coloca seu instrumento no volume mínimo e simplesmente “dubla” para todos pensarem que você está tocando?

Calma, estamos aqui para te ajudar e desenvolver sua musicalidade, então vem com a gente! 😉

O Campo Harmônico na prática

Vamos lá! De uma forma bem simples, podemos dizer que o campo harmônico são as escalas já conhecidas formadas por acordes.

Por exemplo, pense agora na Escala de Sol (G): G – A – B – C – D – E – F#.

O seu campo harmônico da escala são os acordes derivados das notas.

Se você ainda não está familiarizado com as escalas maiores, conheça de uma vez por todas as Escalas Maiores.

O campo harmônico segue um padrão de formação em qualquer escala. Acompanhe:

1ºM – 2ºm – 3°m – 4ºM – 5ºM – 6°m – 7ºmd

Observação: M = Maior/m = menor/d = diminuta

Dado o exemplo acima da Escala de Sol Maior e a formação de um campo harmônico, siga a construção do Campo Harmônico de Sol:

G – Am – Bm – C – D – Em – F#m diminuta (símbolo – b5)

É dessa forma que se comporta a formação de um campo harmônico.

Para facilitar segue tabela do Campo Harmônico Maior de todas as Notas:

Campo Harmônico Maior – Teclas brancas

Dó maior: C – Dm – Em – F – G – Am – Bm(b5)

Ré maior: D – Em – F#m – G – A – Bm – C#m(b5)

Mi maior: E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#m(b5)

Fá maior: F – Gm – Am – Bb – C – Dm – Em(b5)

Sol maior: G – Am – Bm – C – D – Em – F#m(b5)

Lá maior: A – Bm – C#m – D – E – F#m – G#m(b5)

Si maior: B – C#m – D#m – E – F# – G#m – A#m(b5)

Campo Harmônico Maior – Teclas pretas

Dó sustenido maior: C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – Cm(b5)

Ré sustenido maior: D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – Dm(b5)

Fá sustenido maior: F# – G#m – A#m – B – C# – D#m – Fm(b5)

Sol sustenido maior: G# – A#m – Cm – C# – D# – Fm – Gm(b5)

Lá sustenido maior: A# – Cm – Dm – D# – F – Gm – Am(b5)

Caso você queira aprender algo mais avançado, dê uma olhada no Campo harmônico menor harmônico, que é bem interessante.

Para finalizar

Agora que você já sabe sobre campo harmônico e tem uma tabela completa em mãos, é hora de colocar em prática .

Para ter uma orientação e conseguir se desenvolver musicalmente, aproveite o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, um curso para quem assim como você deseja realizar o sonho de aprender a tocar piano.

Siga acompanhando nossos artigos e não esqueça de assinar nossa lista de e-mails para receber nosso conteúdo sempre em primeira mão.

Forte abraço!
Equipe Aprenda Piano

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

Conheça Nossas Incríveis Aulas Premium:

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: