Aprendizado

Toque qualquer música através do Campo Harmônico

Campo Harmônico

Fala tecladista! Tudo bem? Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo.

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre campo harmônico, esse importante elemento da música.

Para começarmos a nos aprofundar no assunto, vamos relembrar o que é um Campo Harmônico.

De forma simples podemos definir o campo harmônico como um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala.

Então pega aí o papel e caneta e vamos estudar esse tema extremamente relevante no mundo da música.

São inúmeros os assuntos que podemos tratar quando envolvemos os estudos musicais e a infinidade de técnicas existentes para executar uma certa melodia, trilha sonora ou qualquer outro tipo de som.

Vocês já devem ter se perguntado como músicos e principalmente muitos tecladistas conseguem tirar músicas sabendo apenas o tom?

Isso é algo que acontece muito quando, por exemplo, você vai tocar com uma banda que não é a sua e desconhece o repertório, ou quando em algum imprevisto te chamam para subir no palco e quebrar um galho.

E nesse momento, o que você faz? Entra em desespero? Coloca seu instrumento no volume mínimo e simplesmente “dubla” para todos pensarem que você está tocando?

Calma, estamos aqui para te ajudar e desenvolver sua musicalidade, então vem com a gente! 😉

O Campo Harmônico na prática

Vamos lá! De uma forma bem simples, podemos dizer que o campo harmônico são as escalas já conhecidas formadas por acordes.

Por exemplo, pense agora na Escala de Sol (G): G – A – B – C – D – E – F#.

O seu campo harmônico da escala são os acordes derivados das notas.

Se você ainda não está familiarizado com as escalas maiores, conheça de uma vez por todas as Escalas Maiores.

O campo harmônico segue um padrão de formação em qualquer escala. Acompanhe:

1ºM – 2ºm – 3°m – 4ºM – 5ºM – 6°m – 7ºmd

Observação: M = Maior/m = menor/d = diminuta

Dado o exemplo acima da Escala de Sol Maior e a formação de um campo harmônico, siga a construção do Campo Harmônico de Sol:

G – Am – Bm – C – D – Em – F#m diminuta (símbolo – b5)

É dessa forma que se comporta a formação de um campo harmônico.

Para facilitar segue tabela do Campo Harmônico Maior de todas as Notas:

Campo Harmônico Maior – Teclas brancas

Dó maior: C – Dm – Em – F – G – Am – Bm(b5)

Ré maior: D – Em – F#m – G – A – Bm – C#m(b5)

Mi maior: E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#m(b5)

Fá maior: F – Gm – Am – Bb – C – Dm – Em(b5)

Sol maior: G – Am – Bm – C – D – Em – F#m(b5)

Lá maior: A – Bm – C#m – D – E – F#m – G#m(b5)

Si maior: B – C#m – D#m – E – F# – G#m – A#m(b5)

Campo Harmônico Maior – Teclas pretas

Dó sustenido maior: C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – Cm(b5)

Ré sustenido maior: D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – Dm(b5)

Fá sustenido maior: F# – G#m – A#m – B – C# – D#m – Fm(b5)

Sol sustenido maior: G# – A#m – Cm – C# – D# – Fm – Gm(b5)

Lá sustenido maior: A# – Cm – Dm – D# – F – Gm – Am(b5)

Caso você queira aprender algo mais avançado, dê uma olhada no Campo harmônico menor harmônico, que é bem interessante.

Para finalizar

Agora que você já sabe sobre campo harmônico e tem uma tabela completa em mãos, é hora de colocar em prática .

Para ter uma orientação e conseguir se desenvolver musicalmente, aproveite o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, um curso para quem assim como você deseja realizar o sonho de aprender a tocar piano.

Siga acompanhando nossos artigos e não esqueça de assinar nossa lista de e-mails para receber nosso conteúdo sempre em primeira mão.

Forte abraço!
Augusto Canarin

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: