Aula Grátis

Como eu me aproveito do Ciclo das Quartas? | Dica de Teclado #48

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano para a Dica de Teclado #48. E hoje, nós iremos continuar com o seguinte assunto: ciclo das quartas.

Na dica de ontem, a gente estudou de forma bem simples o Ciclo das Quartas, hoje iremos falar mais sobre uma das utilidades deste ciclo.

Então, aconselho que você esteja próximo ao seu teclado, porque este conteúdo vai aguçar sua vontade de tocar e experimentar os sons.

Todos prontos? Vamos lá!

Aprenda teclado ou piano de forma inteligente.

Aproveite agora

O CICLO DAS QUARTAS

Bom, basicamente o ciclo das quartas é uma sequência de notas distanciadas por intervalos de 4J (quarta justa).

Um intervalo de quarta justa é formado por 2 tons e meio, que equivale a 2 tons e 1 semitom.

Veja um exemplo, a distância entre as notas e são de 4J (quarta justa). Porque? Veja!

dó – ré – mi – fá

T  T  ST

Entre as notas dó e ré existe a distância de um tom.

Entre as notas ré e mi existe a distância de um tom.

Entre as notas mi e fá existe a distância de um semitom.

Somando tudo chegamos ao resultado de dois tons e um semitom, ou, dois tons e meio.

CONSTRUINDO O CICLO DAS QUARTAS

Chegou a hora de montar esse “tal” ciclo, rsrs.

Vamos começar pela nota dó?

Beleza, da nota dó iremos avançar os 2 tons e meio e chegar na nota .

Em seguida iremos andar o mesmo intervalo, mas agora começando da nota fá.

Fá + 2,5 tons = Sib

Depois vamos fazer a mesma coisa com a última nota encontrada, agora é a vez de começar com o Sib.

Sib + 2,5 tons = Mib

Agora mais um salto de 2,5 tons da nota Mib.

Mib + 2,5 tons = Láb

Se continuarmos fazendo este mesmo caminho iremos chegar a essa sequência de notas, veja:

dó – fá – sib – mib – láb – réb – fá# – si – mi – lá – ré – sol

APROVEITANDO O CICLO DAS QUARTAS

Essa é uma sequência  muito útil para aplicar nos exercícios e aqui no Aprenda Piano, nós usamos muito o ciclo das quartas para exercitar a maioria dos conteúdos, porque isso já vai preparar você para as músicas, já que a cadência I – IV é muito comum.

Vou exemplificar para você!

Suponhamos que estivéssemos aprendendo as tétrades com sétima maior. O ciclo das quartas será uma das maneiras mais interessantes de você praticar estes acordes.

Veja como ficaria a sequência dos acordes com 7M no ciclo das quartas:

Cmaj7 – Fmaj7 – Bbmaj7 – Ebmaj7 – Abmaj7… por aí vai

Basta seguir a sequência que nós montamos lá no começo deste artigo! 😉

CONCLUINDO

Comece a incluir o ciclo das quartas em seus exercícios diários e garanto que irá trazer vários benefícios para você em breve.

Lembrando que você pode aplicar o ciclo em exercícios de escala também!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui para nós.