Como exercitar a Nota Pedal | Dica de Teclado #12

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para mais uma Dica de Teclado e dessa vez vamos estudar como exercitar a nota pedal.

Se precisar relembrar a parte teórica sobre a nota pedal, clique aqui e vá direto para o conteúdo.

Vamos dar continuidade ao assunto de hoje e exercitar essa nota de forma prática.

Milhares de pessoas estão aprendendo teclado com este livro gratuito

Baixe agora o seu!

NOTA PEDAL

O que resume a nota pedal é: o ato de segurar uma mesma nota em meio a uma progressão de acordes.

Essa “tal nota” normalmente está na região grave do teclado.

Ela é tocada na mão esquerda e se mantém fixa, enquanto os acordes são trocados normalmente na mão direita.

Mas lembre-se que isso não é uma regra!

IDENTIFICANDO A NOTA PEDAL NAS CIFRAS

Uma coisa importante é identificar a nota pedal na cifra, tanto na hora da escrita quanto na hora que estiver tocando.

Quando o “grave” do acorde não está na tônica é bom escrever isso na cifra.

Por exemplo: se o acorde é fá maior mas a nota mais grave é a nota dó, como escrever isso na cifra? Assim: F/C (fá com baixo em dó).

PS: Temos muitas formas de tocar um acorde e de inverte-lo também, mas aqui estamos cifrando o “baixo” para criar um padrão na hora de tocar.

NOTA PEDAL NA PROGRESSÃO

Uma das maneiras de praticar a nota pedal é usar uma progressão simples, como:

I – VI – IV – V.

Estamos falando em graus para que possamos aplicar a progressão em qualquer tonalidade.

A ideia nesta progressão é usar o 1° grau do acorde I como nota pedal.

Se o primeiro acorde for o dó maior o primeiro grau dele é a própria nota dó. Então na progressão, a nota dó será a nota pedal enquanto o restante dos acordes são tocados.

Deu de teoria não é? Vamos praticar!

COMO EXERCITAR A NOTA PEDAL

Os graus da progressão são: I – VI – IV – V. Em algarismos temos: 1 – 6 – 4 – 5.

O motivo de usar esses acordes (I – VI – IV – V) é porque eles são os mais utilizados em progressões.

Os graus 1, 4 e 5 são acordes maiores, já o 6º grau, acorde menor.

Na tonalidade de dó maior:

I – VI – IV – V

C – Am – F – G

Agora vem a nota pedal, que neste caso será a nota dó. Veja abaixo:

C  – Am/C  – F/C – G/C

No teclado, usando os acordes na posição raiz, os acordes ficam assim:

  • C (dó maior)

  • Am/C (lá menor com baixo em dó)

  • F/C (fá maior com baixo em dó)

  • G/C (sol maior com baixo em dó)

Agora vá ao teclado, toque esta progressão e preste atenção na sonoridade da nota pedal, de como esta nota tem o poder de mudar uma simples progressão.

Aprendizado acelerado no teclado? Este livro revela o segredo

Clique aqui para fazer o download!

FINALIZANDO

Você agora já sabe como exercitar a nota pedal, então não se esqueça de praticar essa ideia em todas as 12 tonalidades e dedicar um certo tempo para cada uma delas.

Tenho certeza que depois deste artigo você está capacitado para começar a utilizar a nota pedal em suas harmonias, mas não tenha medo de arriscar e de deixar a criatividade fluir!

Um abraço e até a próxima dica!