Como exercitar o Trítono? | Dica de Teclado #42

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para a Dica de Teclado #42. Iremos falar mais sobre o famoso trítono.

Mas, hoje não será apenas sobre como formar um trítono, nossa Dica é prática! Vamos começar a ganhar agilidade e entender como exercitar o trítono.

Afinal, usar os trítonos trás uma sonoridade diferenciada para a harmonia, então dominá-los faz toda a diferença!

Vamos começar? 😉

Melhor ebook sobre como aprender teclado agora é de graça.

Baixe o seu agora!

O TRÍTONO

O trítono é um intervalo musical de quarta aumentada, ou de quinta diminuta.

De uma forma mais acessível e para você entender bem como exercitar o trítono, saiba que ele é o intervalo de três tons inteiros!

Vamos usar a nota como ponto de partida. Começando com um tom e chegando em ré, depois mais um tom chegando na nota mi, e para completar mais um tom, chegando (finalmente) na nota fá#.

Então, a distância entra a nota e a nota fá# é de um trítono!

Toque aí no seu teclado estas duas notas e sinta a sonoridade delas juntas.

Se você parar para perceber, ou sentir o som, vai notar que não é um intervalo agradável por causa da tensão que existe.

Essa é a principal característica do trítono, a forte tensão do intervalo. E pode apostar, isso vai ser muito útil e trazer riqueza para a harmonia.

MAS ENTÃO, COMO EXERCITAR O TRÍTONO?

Apesar da tensão que existe neste intervalo, nós queremos que ele esteja “do nosso lado” não é?

Por isso é importante ter o trítono bem exercitado, ou como dizemos: na ponta dos dedos.

Veja um exercício abaixo e descubra como exercitar o trítono:

MOVIMENTO DE MEIO-TOM

O primeiro exercício é tocá-los em movimento de meio em meio tom, começando pelo ascendente (para cima) e depois por movimento descendente (para baixo).

Podemos começar pelo dó e ir movimentando para cima:

dó – fá#   / dó# – sol   / ré – sol# /  ré# – lá (…)

Veja no teclado essas primeira notas:

O primeiro passo é exercitar isso com a mão direita, até que o movimento fique “automatizado”, mesmo que seja em uma velocidade lenta.

Logo depois é IMPORTANTE que você treine só com a mão esquerda! Isso mesmo, dedique tempo para a sua mão esquerda, isso vai te ajudar muito. Tanto para os trítonos quanto para sua execução no geral.

Logo em seguida comece o processo de tocar com as duas mãos. No início será um pouco mais complicado porque são duas mãos para prestar a atenção!

Mas não desista! Em pouco tempo esse exercício será moleza!

UM BÔNUS!

Aí vai um exercício extra para você!!

É um movimento de tom, mas não se preocupe será fácil.

O exercício consiste em você fazer um trítono e depois fazer outro trítono um tom acima.

Veja um exemplo:

dó – fá#

depois começamos da nota ré

ré – sol#

depois da nota mi

mi – lá#

E assim por diante. Vamos ver no teclado?

Tentou aprender teclado e não conseguiu? A culpa não é sua.

Saiba como mudar isso!

Depois é só dar continuidade ao exercício!

Começando pela mão direita e, como sempre, depois exercitando a mão esquerda. Logo em seguida junte as duas mãos!

CONCLUINDO

O trítono vai acrescentar muito na nossa execução e harmonia, por isso agora que você já descobriu como exercitar o trítono, continue treinando o máximo que puder.

Ah, e não se esqueça de usar o metrônomo na hora da prática, ele vai te deixar ágil e preciso na quando for tocar!

Se você ficou com alguma dúvida deixe um comentário.

https://youtu.be/hrhFuCuXKMA