Aulas Grátis

Estudo de piano: estudar várias versões?

Fala tecladista! Vamos falar sobre estudo de piano hoje?

Em uma tarde qualquer na minha rotina musical, decidi pausar meus estudos de piano e gravar esse vídeo para a crescente comunidade de tecladistas que segue o Aprenda Piano.

A dica do vídeo tem a ver com o tempo que eu estou investindo atualmente nos estudos de teoria musical. Se você quer saber quanto tempo eu estudo diariamente, nesse vídeo eu conto tudo.

Também vou passar uma dica bem bacana que me ajuda na criatividade na hora de improvisar, criar arranjos e executar as músicas que eu estudo.

De fato, se você colocar em prática essa dica em breve estará em um patamar musical muito mais elevado.

Como assim?

Quando você se dispõe a estudar várias versões de uma mesma canção sua visão musical amplia demais. É incrível!

No caso em questão, eu cito a música All The Things You Are, um conhecido stardard de Jazz. O que eu faço é estudar a base da música (acordes e melodia, na sua forma mais simples).

Aliás, essa é outra dica importante: comece praticando do mais simples ao mais complexo. Caso você sinta dificuldade no estudo de alguma música, comece de baixo para cima. Simplifique. Depois, complique 🙂

Bem, depois de estudar a música na sua forma mais simples passo a ouvir como outros músicos executaram a mesma canção. Eu presto muita atenção nos arranjos, acordes, solos, introduções etc etc.

Para isso eu uso o Spotify. Uma observação sobre o spotify: vale cada centavo! Mas você também pode usar o Youtube, onde poderá encontrará várias versões da mesma música.

Depois que eu estudo algumas versões da mesma música, a minha visão sobre ela está muito mais ampliada e também minha capacidade de criar minha própria versão.

E aqui está a beleza disso: você não tocará algo que outros tocam, mas terá sua própria identidade. Já pensou nisso?

Você tem seu estilo, sua própria maneira de tocar. É interessante você dar liberdade para a sua criatividade e ter a sua própria “assinatura” musical, digamos assim.

É assim que incentivo os alunos do Aprenda Piano: a terem sua própria identidade musical.

Bem, assista ao vídeo acima onde eu explico um pouco mais sobre isso. Espero que você goste!

Se gostou, deixe um comentário 😉

Deus te abençoe,
Ramon Tessmann

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

Conheça Nossas Incríveis Aulas Premium:

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: