Exercício interessante: Tríade M + Escala M | Dica de Teclado #30

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano para a Dica de Teclado #30. E hoje nosso artigo é muito prático, iremos falar sobre um exercício interessante envolvendo tríades maiores e escalas maiores.

Quem não gosta de aula prática né? Principalmente nós tecladistas que temos que tocar e nos desafiar fazendo exercícios e aflorando a criatividade.

E posso te dizer que hoje a dica é totalmente PRÁTICA, não vai valer a pena você apenas ler e depois não sentar em frente ao seu teclado e executar.

Então, todos animados? Rsrs. Vamos lá então!

Aprenda teclado ou piano de forma inteligente.

Aproveite agora clicando aqui!

PORQUE FAZER ESSE EXERCÍCIO?

O que falamos muito aqui no Aprenda Piano é que existem várias formas de se tocar uma música, em especial a música popular, mas para que possamos ter a nossa “identidade” ao tocar precisamos estar preparados para isso.

Preparados para qualquer situação que vier, então estar com os dedos destravados é indispensável! Não pense que estou falando apenas da mão direita, nada disso, a mão esquerda também, ou seja, ambas as mãos devem estar devidamente equalizadas.

E este exercício de tríade mais a escala é um exercício muito interessante para dar uma equalizada na habilidade das mãos e dedos.

Podemos considerar um exercício de certa forma básico e fácil, mas muito efetivo. Então fique ciente que não irá perder seu tempo fazendo este exercício.

TRÍADE MAIOR + ESCALA MAIOR

Para fazer este exercício você vai precisar saber de duas coisas. Uma é a tríade maior e outra é a escala maior

#1 – TRÍADE MAIOR

Só para relembrar, para formar a tríade precisamos do grau 1, 3 e 5. Se você já conhece eles os acordes maiores será bem fácil encontrar a tríade. Comece usando o acorde raiz.

Veja a tríade de dó maior:

dó – mi – sol

#2- ESCALA MAIOR

Para encontrar uma escala maior precisaremos seguir os seguintes intervalos:

TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM

Ao aplicarmos essa sequência de tom e semitom na nota dó encontraremos a escala maior de dó, veja:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó

Olhe como fica no teclado essas notas:

Agora estamos prontos para fazer o exercício!

TOCANDO O EXERCÍCIO

Bom, vamos começar fazendo assim:

Mão Esquerda : Tríade Maior

Mão Direita : Escala Maior

Entre a tríade e a escala deixe uma oitava de distância, veja a seguir:

A tríade será tocada no do início da escala e no do fim da escala, e depois novamente quando chegar no primeiro dó.

Veja quando a tríade será tocada:

Junto do primeiro da escala maior.

Junto do último  da escala maior.

Junto com o inicial para concluir a escala maior.

Para tocar a tríade você pode usar os dedos 5 (mínimo), 3 (médio) e 1 (polegar).

Para tocar a escala use a seguinte sequência de dedos:

1  2 3  1 2 3  4 5

(um em cada nota)

Agora chegou a hora de INVERTER as mãos! Isso mesmo que você ouviu, rsrs. Veja como fica:

Mão esquerda : Escala maior

Mão direita : Tríade maior

Aqui também deixamos uma oitava de distância entre as mãos, assim:

Na mão esquerda será tocado a escala maior, e para tocar a escala você pode usar os seguintes dedos:

5  4 3  2 1 3  2 1

PS: Dedo mínimo (5); dedo anelar (4); dedo médio (3); dedo indicador (2); dedo polegar (1).

Na mão direita agora iremos tocar a tríade e você pode usar os dedos 1 (polegar), 2 (indicador) e 4 (anelar).

O mais incrível livro sobre teclado agora é distribuído de graça.

Baixe o seu clicando aqui!

CONCLUINDO

Comece nessa tonalidade e depois aplique nas doze tonalidades, pode ter certeza que será um exercício muito eficaz, você vai sentir que realmente os dedos se “destravaram”.

IMPORTANTE: Use sempre o metrônomo para este exercício e vá aumentando a velocidade gradativamente!

Exercitando o que falamos hoje você já está preparando a mão esquerda e direita para tocar vários estilos diferentes.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo que estaremos prontos a te ajudar, agora é só tocar!

Um grande abraço e até a próxima,

[ESTAMOS ONLINE] O Maior Workshop de teclado e piano do BrasilASSISTA AGORA
+