Agilidade

Junte-se a milhares de tecladistas inteligentes e receba atualizações,
artigos e aulas exclusivas para levar sua musicalidade a um alto nível

Exercícios para teclado e piano: Os 4 segredos da alta performance

 

Fala tecladista!

Estou passando hoje para compartilhar com você um conteúdo muito precioso: os 4 segredos da alta performance relacionado ao tema exercícios para teclado aqui no Aprenda Piano.

Você já deve saber que alcançar a excelência musical depende de você ter o mínimo de agilidade nos dedos e mãos. É necessário técnica, velocidade, independência e outras qualidades para um tecladista executar harmonias e melodias mais sofisticadas.

Exatamente como eu ensino nesses dois cursos premium: Exercícios Infalíveis 1Exercícios Infalíveis 2. Recomendo fortemente que você estude esses 2 cursos porque você dará um salto na agilidade das mãos e dedos.

Agora, deixe-me fazer uma pergunta:

Você já imaginou o que aconteceria se você desse as chaves de um carro para uma criança de 7 anos dirigir?

Bem, se for uma criança normal provavelmente ela nem conseguirá ligar o carro. Se conseguir, acredito que não conseguirá dar a partida.

Por quê?

Simplesmente porque a criança ainda não tem preparo para dirigir. Mesmo que ela saiba que precisa acelerar e guiar o volante, ela não tem a parte prática desenvolvida. A criança nunca foi treinada nisso, mesmo que tenha uma noção teórica.

É a mesma coisa que acontece com um tecladista despreparado, quando ele se depara com um novo conhecimento e não consegue trazê-lo para a prática. As suas mãos e dedos ainda não estão suficientemente treinados para aquele tipo de prática.

Aí vem a frustração.

Já imaginou aprender um belíssimo arranjo mas não conseguir executá-lo porque você se atrapalha com as notas? Já aconteceu com você?

Comigo já. Muitas vezes.

Se você é tecladista ou pianista sabe que isso é bem comum. Acontece toda hora. É por isso que centenas e até milhares de tecladistas entram em nosso site todos os dias: eles estão desesperadamente procurando por exercícios para teclado para solucionar o problema da falta de prática.

Se esse é o seu caso quero compartilhar 4 segredos que tenho ensinado aos alunos do Aprenda Piano. Esses 4 segredos podem até ser simples, mas são extremamente poderosos se você levá-los a sério.

Vamos a eles:

#1 Separe primeiro, junte depois

exercicio-mao-esquerda-teclado

Essa é a dica que muitos dos nossos alunos premium colocaram em prática e melhoraram consideravelmente sua agilidade: separe primeiro, junte depois.

Se você tem dificuldades para executar um determinado exercício com as 2 mãos, não precisa se desesperar. Exercite primeiro a mão esquerda com bastante calma. Depois, exercite a mão direita. Veja um exemplo no vídeo Exercício básico para Jazz #01.

Somente quando estiver muito confiante com as 2 mãos separadas é que você irá juntá-las.

Explico o porquê:

Determinados movimentos exigem foco total em apenas uma das mãos, até que a prática se torne automática. Se você tentar executar tudo ao mesmo tempo sua atenção será dividida e você pode não sair do lugar.

Nunca se esqueça que devagar se vai ao longe. Com pequenos passos você pode alcançar longas distâncias. Portanto, tenha paciência.

Primeiro, uma mão. Depois, a outra. Só aí tente com as duas.

#2 Devagar primeiro, rápido depois

exercicio para teclado velocidade lenta

O segundo segredo dos exercícios para teclado e piano tem a ver com a velocidade. A dica aqui é: comece devagar. Muito devagar.

Comece os exercícios em uma velocidade bem lenta. Use o raciocínio. “Mastigue” bem cada movimento. Deixe suas mãos e dedos “memorizarem” o caminho.

Quando ficar fácil demais, é hora de subir a velocidade.

#3 Constância na prática

treinar teclado rotina

Toda vez que você dorme à noite e acorda de manhã ocorre uma espécie de reboot no cérebro. A ciência diz que tudo aquilo que você aprendeu no dia anterior precisa ser revisado e repassado. Caso contrário você poderá esquecer o novo conhecimento.

Uma coisa que sempre falo é: no dia que você não aprende, você desaprende. No dia que você não pratica exercício para teclado, você regride.

Na música, não praticar é o mesmo que desaprender.

Se você praticou na segunda, quarta e sexta, você evoluiu nesses dias. Mas na terça, quinta, sábado e domingo você regrediu.

Portanto, é melhor praticar diariamente, mesmo que por alguns minutos. Não fique um dia sequer sem estudar música e quando menos perceber verá o quanto cresceu musicalmente.

Em vez de praticar 2, 3 ou 4 horas em um só dia, prefira ensaiar 30 minutos todos os dias.

Isso facilitará o aprendizado e a prática.

#4 Cuide da sua rotina

rotina de estudo de piano

O quarto segredo dos exercícios para teclado é a sua rotina. Você precisa deixar a sua rotina preparada para a prática de exercícios e aquisição de novo conhecimento.

Elimine de sua rotina tudo aquilo que atrapalha o seu aprendizado. Quem sabe você está assistindo muita TV ou acordando tarde demais. Eu não sei como é sua rotina, mas a minha é bem regrada e voltada para os estudos.

Os nossos alunos do grupo de elite aqui do Aprenda Piano são aqueles que mudam radicalmente sua rotina para estudar algum Curso ou Ebook Premium.

Alguns deles já ficaram até mesmo sem assistir TV ou sair de casa por mais ou menos 10 ou 15 dias para assimilar completamente o conteúdo das aulas.

O resultado disso é impressionante!

O que vejo por aí é muito tecladista que quer aprender sem se esforçar. Aqui no Aprenda Piano nós não acreditamos que as coisas vêm de graça.

É necessário plantar para depois colher os frutos.

Portanto, se for preciso:

  • Desligue a TV.
  • Acorde mais cedo.
  • Evite compromissos desnecessários.
  • Limpe a sua agenda.
  • Defina um horário fixo de estudo.
  • Entre outros.

Tempo é muito precioso para ser desperdiçado. Faça bom proveito do seu tempo.

Resumo: Os 4 Segredos dos Exercícios para Teclado

Preparei um pequeno resumo do que abordamos nesse artigo para ajudar você a assimilar melhor o conteúdo:

  1. Exercite primeiro a mão esquerda, depois a direita. Aí junte as duas.
  2. Comece os exercícios para teclado bem lentamente e suba a velocidade gradualmente.
  3. Pratique diariamente.
  4. Faça como nossos melhores alunos: Faça a sua rotina ser focada no aprendizado musical. Elimine distrações e priorize o estudo.

Seja comprometido com seu aprendizado musical porque em breve você vai ver como valeu a pena. Quando você sentar ao piano ou for tocar seu teclado verá como suas mãos e dedos estão ágeis e preparados para qualquer batalha.

Não tem sentimento melhor 🙂

E você? Como você pratica os exercícios no teclado ou piano?

Compartilhe nos comentários abaixo.

Forte abraço,
Ramon Tessmann

Gostou desse conteúdo?

Participe da nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos via email. É grátis:

Deixe seu Comentário ou Dúvida

CONHEÇA NOSSOS CURSOS EM VÍDEO ONLINE:

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Torne suas execuções inesquecíveis e emocionantes com técnicas que irão elevar rapidamente o seu nível musical

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Aprenda a tocar sua 1ª música no piano ou teclado. O método M30 é a sua maior chance de aprender piano do zero

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!


Aprenda Piano © Todos os direitos reservados.

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: