Diferencie-se da maioria com novas formas de improviso

Diferencie-se da maioria com novas formas de improviso

Fala tecladista! Tudo bem com você? Aqui quem fala é o Augusto Canarin, tecladista do Aprenda Piano, para te ensinar algumas novas formas de improviso.

Pra você que é músico pianista ou músico de qualquer outro instrumento, não há nada mais divertido do que improvisar em cima de canções.

O improviso é uma das armas mais fortes que um músico possui.

Saber improvisar é algo que primeiro você inicia estudando formas e maneiras para isso, para depois ir fazendo alguns experimentos.

Embarque nessa para aprender jeitos diferentes para improvisar! 😉

INICIANDO PELA TEORIA

Antes de estudar maneiras de como improvisar, é importante conhecer pelo menos a teoria musical básica.

Sem isso é quase que impossível você desenvolver técnicas um pouco mais avançadas.

É interessante, quando se aprende música, não pular etapas!

O mais apropriado é estudar sempre em uma ordem correta de conteúdos para que aquilo que é mais importante não fique pra trás.

Então, sempre que você desejar fazer algo, inicie pela teoria.

Lembre-se sempre dessa frase:

A prática só acontece quando existe a teoria.

Um engenheiro não pode construir um prédio sem antes estudar e fazer milhões de cálculos para isso.

Com um músico acontece da mesma forma.

O QUE É IMPROVISO?

Improviso faz referência a algo sem preparação, que é feito de última hora.

Porém com a música acontece de forma diferente.

O improviso musical é algo que necessita de total preparação.

Na verdade, existem duas formas de improviso.

O improviso por uma boa causa e o improviso devido a um despreparo.

O improviso de despreparo é aquele que você não fez o que deveria e agora precisa improvisar de alguma forma, sabendo que não vai sair algo perfeito.

Em relação a música, o improviso exige do músico um bom tempo de estudo e prática.

Improvisar é uma arte!

IMPROVISO: ANALOGIA

De uma forma bem simples você entender o que significa um improviso na música!

Imagine um jogador de futebol profissional.

Ele treina todos os dias sempre as mesmas coisas.

Exercita e estuda novas formas de chutar, de correr, de marcar um gol, etc.

Agora quando ele está no jogo (evento principal) e ele precisa fazer algo inusitado, ou seja, um improviso, ele executa um drible.

  • O drible de um jogador é o improviso para um músico.

Da forma como um jogador age no campo, exige em alguns momentos um drible para surpreender o adversário e talvez até ganhar o jogo.

A diferença é que para um músico não existe um adversário, mas sim uma música cada vez mais completa.

FORMAS DE IMPROVISO: PRÁTICA

Uma das dicas mais importantes para improvisar é esperar por intervalos na música.

As partes onde a música fica só no instrumental sem letra, é a melhor parte para você executar um improviso.

Através de alguns conteúdos muito simples você consegue elaborar improvisos muito legais, como por exemplo:

Aproveite os melhores momentos de uma canção e utilize essas técnicas envolvendo escalas, acordes e suas extensões.

Independente se você é um profissional ou um iniciante, não tenha medo de arriscar.

Varie em seus improvisos, na velocidade utilizada para fazer um acorde ou uma escala.

Cada vez que você mescla uma parte ágil com uma mais lenta, causa um efeito bem interessante.

E como última dica: esteja sempre muito bem atento!

Preste atenção em tudo que acontece ao seu redor e nas músicas que você toca, aproveitando todas as oportunidades.

FINALIZANDO

Espero ter ajudado você em mais essa etapa!

Desejo que suas execuções musicais e os seus improvisos sejam cada dia melhores.

Caso você desejar evoluir e aplicar novos conhecimentos na sua música, conheça o curso nomeado de Piano Prime.

Forte abraço e até a próxima!
Augusto Canarin

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: