Aprendizado

Guia da Escala Pentatônica Maior

Fala tecladista! Tudo bem? Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo.

Hoje vamos estudar a respeito da Escala Pentatônica Maior, porém listando pra você todas as escalas.

Como o próprio nome já diz, a escala PENTAtônica é formada por 5 notas, sendo ela uma sequência progressiva.

Todas as escalas adicionais existentes, derivam das escalas tradicionais conhecidas como escalas naturais.

Por exemplo: a Escala Pentatônica Menor deriva da Escala Menor Natural e assim por diante.

Então, é claro, que a escala pentatônica maior surge a partir da escala maior natural.

Dicionário das escalas – 12 Tonalidades

Para que você acompanhe a tabela de todas as Escalas Pentatônicas Maiores, é necessário entender pelo menos o básico de como elas se formam.

O padrão a ser seguido é o seguinte (em graus):

1 – 2 – 3 – 5 – 6

Em uma escala, por exemplo, a Escala de Ré (D), ficaria assim:

Ré – Mi – Fá# – Lá – Si

Você sempre irá manter essa regra para formar as Escalas Pentatônicas Maiores.

Veja agora então, um guia completo das 12 tonalidades para auxiliar nos seus estudos e também na hora de tocar:

EPM

Com isso, agora você agora pode usar essa tabela para “salvar sua pele” caso dê um branco ou quando você precisar esclarecer alguma dúvida.

Executando a escala pentatônica

Quando estamos estudando escalas musicais, por exemplo: Escala de Blues que são escalas mais complexas, é comum nos depararmos com várias regrinhas na hora de tocar.

Com a escala pentatônica maior é diferente, não há muitas regras para ela na prática.

Você pode executar a Escala Pentatônica sem receio algum sobre qualquer acorde.

Para o primeiro exemplo, temos um acorde maior:

Imagine que você tem o Acorde de D (Ré Maior) em uma música, você pode usar a Escala Pentatônica de Ré nele. Isso vale o mesmo acorde contendo extensões (7,9,11,13).

Você poderia usar a escala sobre o acorde relativo de D, que seria o Bm (Si menor). Então, se  tivesse que executar uma progressão de acordes contendo D e Bm, você usaria a Escala Pentatônica de Ré facilmente.

Mas ainda tem mais…

Você poderia usar ainda a Escala Pentatônica sobre os acordes de uma tonalidade maior.

Vamos pegar os acordes do campo harmônico do próprio Ré (D). São eles:

D – Em – F#m – G – A – Bm – C#ø

Você poderia executar a escala sobre esses acordes, caso eles estivessem inseridos na música.

Ou seja, praticamente onde pode ser executada uma Escala Maior, pode ser executada a Escala Pentatônica.

O mesmo vale para as escalas menores!

Para finalizar

Agora é hora de você praticar! 😉 Exercite todo conhecimento mostrado neste artigo no seu instrumento.

Tocar piano de forma emocionante não é mais um mistério. Clique aqui e saiba como isso é possível!

Torne-se um inscrito em nosso Canal do YouTube e assine nossa lista de lista de e-mails para ficar sempre por dentro das novidades.

Forte Abraço e até mais!
Augusto Canarin

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: