Quem ganha a briga? Menor fechado VS Menor aberto? | Dica de Teclado #41

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano para a Dica de Teclado #41. O assunto tem sido muito requisitado aqui, e iremos falar sobre o acorde menor turbinado.

Aqui já falamos das versões do acorde menor turbinado, já vimos a formação de cada uma delas e hoje vamos ser mais práticos.

Iremos falar sobre onde usar a versão aberta e a versão fechada dos acordes menores turbinados.

Teclado a postos? Vamos em frente!

Destrave seu aprendizado no teclado com este livro gratuito

Baixe agora, clicando aqui!

O ACORDE MENOR TURBINADO

Vamos relembrar como formar o acorde menor turbinado.

O acorde menor nós já conhecemos não é? Ele é formado pelos seguintes graus:

1    b3 5

Para “turbinar” esse acorde iremos acrescentar uma sétima menor, uma nona e uma décima primeira.

7    9 11

Juntando todos os graus eles ficam assim:

1   b3 5   7 9 11

Quando nós movimentamos o b3 de oitava nós teremos o b10, que equivale a mesma nota.

Agora iremos aplicar estes graus na escala menor de dó, pode ser? Veja!

dó   mib   sol   sib   ré  fá

1   b3(b10)   5 b7 9   11

No teclado:

#1 – VERSÃO FECHADA DO ACORDE MENOR TURBINADO

Na versão fechada as notas e seus respectivos graus ficam assim:

Veja no teclado:

Para tocar esse acorde você pode usar os seguintes dedos:

  • dó : mínimo (mão esquerda)
  • sol : polegar (mão esquerda)
  • sib : polegar (mão direita)
  • ré : indicador (mão direita)
  • mib : médio (mão direita)
  • fá : mínimo (mão direita)

Se você preferir pode executar o acorde da mão direita uma oitava acima, veja:

#2 – VERSÃO ABERTA DO ACORDE MENOR TURBINADO

Para a versão aberta do acorde os graus e as notas serão organizadas assim:

No teclado:

Para tocar essa versão você pode usar estes dedos:

  • dó : mínimo (mão esquerda)
  • sol : indicador (mão esquerda)
  • ré : polegar (mão esquerda)
  • mib : polegar (mão direita)
  • sib : indicador (mão direita)
  • ré : médio (mão direita)
  • fá : mínimo (mão direita)

Aqui você pode fazer a mesma coisa, pode colocar o acorde da mão direita uma oitava acima, veja:

Aprendizado acelerado no teclado? Este livro revela o segredo

Garanta já a sua cópia!

MENOR FECHADO vs MENOR ABERTO

Aqui é que começa a dúvida, qual acorde usar?

Muita gente entende como formar o acorde, toca e faz exercícios mas na hora de aplicar não sabe se usa uma ou outra versão.

Como a maioria dos tecladistas a dificuldade chega nessa hora, na hora de se virar sozinho.

Agora eu vou te dar uma dica para acabar com essa “briga” de acordes:

Para músicas mais rápidas, ou movimentos mais rápidos use a versão fechada, porque essa versão vai te dar mais agilidade e precisão na hora de tocar.

Agora pra músicas mais lentas, ou para movimentos mais lentos pode usar a versão aberta.

Se você precisar de um maior preenchimento na harmonia a versão fechada também é uma boa escolha, dando um grande espaço para arpejos e algo do tipo.

CONCLUINDO

Foram duas dicas básicas que você já pode começar a aplicar e sentir a grande diferença harmônica na sua música!

Tenho certeza que as versões do acorde menor turbinado irão enriquecer ainda mais sua execução e depois não ira mais conseguir ficar sem ele, rsrs.

Se você ficou com alguma dúvida deixe um comentário para nós!