Monte qualquer Escala Maior com essa Fórmula | Dica de Teclado #36

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano para a Dica de Teclado #36. E hoje nossa aula vai ser muito legal, pois iremos falar sobre escala maior!

Iremos aprender a fórmula da escala maior e ela vai te salvar em muito momentos que precisar improvisar.

É bem provável que você já ouvir falar nela, mas talvez ainda não entrou na sua cabeça bem, ou ainda não viu sobre de uma outra maneira, de um outro ângulo.

Mas HOJE tudo vai se esclarecer e espero que você tenha um start depois desta aula.

Preparado? Vamos nessa então! 😉

Aprenda teclado ou piano de forma inteligente. Aproveite agora

Clique e garanta o seu livro!

PORQUE APRENDER A ESCALA MAIOR?

Poderia fazer um artigo só respondendo essa pergunta porque motivos não faltam, mas serei breve, nosso objetivo hoje é outro.

O que sustenta todo os “porquês” é que a escala maior é base para a maioria dos assuntos que iremos estudar!

Desde escalas até harmonização.

Pense na escala maior como o NORTE, ela será o nosso norte, se nós sabemos ela, temos ela bem fixado todos os outros assunto se tornam mais fáceis teoricamente.

Nós aqui no Aprenda Piano falamos sobre diversos assuntos, desde teóricos até práticos, e na maioria das vezes a escala maior serve como referência para explicarmos outros conteúdos.

Então, para tornar sua jornada “mais leve” tenha a escala maior como sua melhor amiga!

A FÓRMULA DA ESCALA MAIOR

Chamamos de fórmula para que seja mais fácil para aplicar em outras tonalidades, então se você usar esta “fórmula” iniciando de qualquer nota você encontrará a escala maior da mesma.

Seria mais fácil (inicialmente) imprimir uma tabela com as 12 tonalidades e apenas sair tocando e decorando, mas o que queremos é que você realmente aprenda!

Por isso te proponho um desafio: aplicar a fórmula sobre as 12 notas.

Desafio lançado!

Agora vamos à fórmula!

2T – ST – 3T – ST

Significa: 2 tons, 1 semitom, 3 tons, 1 semitom. De uma outra maneira ficaria assim:

T – T – ST – T – T – T – ST

A letra T representa o tom e as letras ST representam o semitom.

Seria a mesma coisa que:

TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM

Sabendo dessa fórmula fica mais fácil de encontrar qualquer escala maior.

Com isso em mãos você pode pegar qualquer tom gerador e dar início à construção da escala maior.

Vamos ver alguns exemplos!

APLICANDO A FÓRMULA NA NOTA SOL

Iremos começar com a nota sol, ou seja, a nota sol será o tom gerador.

A nota sol já é a primeira nota da escala, o nosso ponto de partida.

Vamos começar caminhando dois tons.

O primeiro tom chegamos na nota . E o segundo tom chegaremos na nota si.

Bom agora iremos andar apenas um semitom encontrando a nota .

Agora vamos ter uma sequência de três tons.

O primeiro tom chegamos na nota . O segundo tom na nota mi. O terceiro tom na nota fá#.

E para terminar o último semitom que irá concluir a escala, chegando na nota sol.

Veja as notas todas juntas!

sol – lá – si – dó – ré – mi – fá# – sol

Veja no teclado:

Esta escala montamos passo a passo, intervalo por intervalo, agora vou te mostrar outra escala maior mas com os intervalos já aplicados.

Estas pessoas não acreditaram na velocidade em que aprenderam teclado

Aqui está o segredo!

ESCALA MAIOR DE SI BEMOL

Vamos pegar a nota sib como tom gerador para formar a escala maior de sib:

sib – dó – ré – mib – fá – sol – lá – sib

Veja no teclado:

CONCLUINDO

Isso aí tecladista, agora é começar a aplicar a fórmula em todos os tons, ou seja, começando de todas as 12 notas.

No início será uma jornada um pouco cansativa mas garanto que valerá a pena!

Agora você já está preparado para encontrar qualquer escala maior sem precisar de ajuda, comece agora!

Se você ficou com alguma dúvida deixe um comentário e se conhece algum tecladista que também tem  dificuldade nas escalas mande esse material para ele.