Artigos

Junte-se a milhares de tecladistas inteligentes e receba atualizações,
artigos e aulas exclusivas para levar sua musicalidade a um alto nível

A Música na Educação Infantil

A Música na Educação Infantil

Olá! Você sabe ou já ouviu algo a respeito da música na educação infantil? Neste artigo, você verá como a música tem influência na vida de uma criança, independente da idade.

“Sem a música, a vida seria um erro“.

Essa é uma das frases mais famosas ditas pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

E quem poderia discordar dela?

A música nos acompanha quando nós dirigimos, fazemos atividades físicas, quando estamos tristes ou festejamos com nossos amigos.

Presente em todos os povos e culturas desde os tempos mais remotos, a música acompanha os seres humanos por toda parte.

O tipo de música favorita pode variar entre as pessoas, mas ela sempre está presente nas nossas vidas. Uma coisa que poucas pessoas pensam no entanto, é no impacto e na importância da música na educação infantil.

Como adultos, nós já estamos tão habituados com a música na nossa vida, que não percebemos os efeitos que ela exerce sobre o nosso corpo e mente. A música, além disso, estimula diferentes partes do nosso cérebro, regiões as quais não sofrem estímulo por outras linguagens como a oral e a escrita.

Desta forma, a música na educação infantil é fundamental para auxiliar no desenvolvimento completo das crianças.

Pesquisas científicas mostram que quanto mais cedo uma criança entra em contato com a música, explorando sons, tons, timbres e instrumentos diferentes, mais benefícios ela obterá desta experiência.

Ebook gratuito te mostra o caminho mais rápido para seu filho aprender música…

Baixe gratuitamente aqui

Os benefícios da música na educação infantil

A música na educação da criança

Entre os principais benefícios exercidos pela música na educação infantilestão: a melhoria da capacidade de concentração, criatividade, memorização, aprendizado matemático, além de aumentar o repertório cultural das crianças.

Veja uma lista completa de todos os benefícios no artigo abaixo:

Muitos educadores acreditam que a música seja uma das formas mais importantes para que as crianças possam expressar sua liberdade e subjetividade, algo que reflete na sua formação como indivíduos e traz benefícios até a fase adulta.

Outra questão essencial para a inclusão da música na educação infantil envolve o fato dela representar uma atividade divertida que, geralmente, prende a atenção das crianças que estão cheias de energia e curiosas para aprender.

É o que estamos vivenciando com os alunos do Piano Kids, que acabam aprendendo música de uma maneira quase que imperceptível.

A música muitas vezes é entendida pela criança como uma brincadeira e ela nem percebe que está aprendendo.

Quando combinada com outras áreas como a ciência e a matemática, por exemplo, a música pode ajudar a simplificar um conceito e fazer com que a criança consiga memoriza-lo com mais facilidade.

A música e outras atividades na educação infantil

A música na educação infantilquando associada a outras atividades como a dança, ganha ainda mais poder e ajuda as crianças a trabalhar o ritmo e a coordenação motora.

A música e a dança não só representam uma forma de autoconhecimento e expressão, mas também uma forma eficiente e divertida de realizar uma atividade física.

Isso é muito bem-vindo nos dias atuais, nos quais muitas crianças passam grande parte do seu tempo em frente a computadores e vídeo games.

Às vezes, pode ser difícil convencer uma criança sedentária a correr ou fazer exercícios mas pode ser, como uma reação natural, que ela comece a dançar e se divertir com uma música animada.

FIQUE ATENTO!

Agora que você já sabe que a música na educação infantil traz valiosos benefícios não só para o corpo, mas também para o desenvolvimento cerebral infantil, você pode estar se perguntando:

Será que toda e qualquer música causa o mesmo tipo de estímulo? Tudo o que eu preciso fazer é ligar o smartphone e meu filho, neto ou sobrinho estará desenvolvendo todos estes aspectos mencionados acima?

Embora qualquer tipo de estímulo cause uma reação, não só nas crianças mas em qualquer adulto também, simplesmente ligar o Youtube ou Spotify e expor as crianças a qualquer tipo de música, não é a forma mais eficiente de incluir a música na educação infantil.

As músicas mais tocadas nas rádios e nos canais de televisão costumam trazer letras complicadas que, por vezes podem incluir gírias ou palavrões, o que pode limitar o aproveitamento e a compreensão que a criança tem da música.

Além disso, as músicas populares hoje em dia exploram um número limitado de instrumentos musicais, o que também limitará o contato e conhecimento adquirido pela criança.

Existem músicas especialmente criadas por educadores que estimulam as crianças de uma forma melhor do que as músicas do dia-a-dia.

Muitas delas envolvem uma mistura de elementos conhecidos e novos para estimular as crianças, como rimas e letras fáceis que vão fazer com que a criança consiga memoriza-las.

Muitas músicas trazem animais que as crianças conhecem e gostam como, por exemplo: A Dona Aranha.

Outras músicas podem explorar lendas do folclore regional ou outros aspectos culturais importantes como a música do Saci Pererê.

A música na educação infantil pode ser ainda associada à histórias contadas, aprendizados sobre culturas e países diferentes, desenhos e até mesmo representar uma forma complementar de descobrir um determinado tópico.

A música clássica na educação infantil

A música clássica na educação infantil

Uma alternativa às músicas criadas especificamente para as crianças no uso da música na educação infantil, é a música clássica.

Com diversos instrumentos utilizados, esse tipo de música pode ajudar na concentração e relaxamento não só das crianças, mas também dos adultos.

A música clássica pode ser especialmente interessante para apresentar às crianças sons diferentes, como: flautas, trompetes, violoncelos e violinos.

Uma orquestra ainda pode ser usada como exemplo de trabalho em equipe, no qual cada instrumento musical tem um papel importante para garantir o resultado final.

A música transforma a vida da criança

A música transforma a vida da criança

Por fim, a música na educação infantil é importante para despertar o interesse da criança em querer aprender a tocar um instrumento musical, o que trará uma série de outros benefícios e habilidades a ela.

Entre eles estão a disciplina, coordenação motora, perseverança e até mesmo a melhoria da capacidade social e relacionamento no caso de crianças que são muito introvertidas.

Além disso, tocar um instrumento musical pode representar uma atividade de lazer e relaxamento que a criança levará com ela pelo resto da vida.

Esse livro é o ‘ticket de ouro’ para você ver seu filho tocando piano

Baixe gratuitamente neste link

Concluindo

A música na educação infantil

Não há dúvidas de que a música na educação infantil é essencial para tornar o aprendizado mais eficiente e divertido.

O que você precisa fazer é escolher as músicas certas e apresenta-las aos seus filhos, netos ou sobrinhos, como fizemos no curso Piano Kids.

No Piano Kids nós usamos uma metodologia super envolvente que destrava as habilidades musicais de cada criança.

Agora, uma dica final: lembre-se sempre que é possível associar a música à outras atividades como a dança ou pinturas e propor algo mais abrangente sobre um determinado tema.

E, claro, quanto mais engraçada e divertida a música for, maiores são as chances da criança simplesmente não conseguir parar de canta-la.

Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo!

Abraços,
Equipe Aprenda Piano

Gostou desse conteúdo?

Participe da nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos via email. É grátis:

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

CONHEÇA NOSSOS CURSOS EM VÍDEO ONLINE:

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Torne suas execuções inesquecíveis e emocionantes com técnicas que irão elevar rapidamente o seu nível musical

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Piano Kids – Seu filho tocando piano em 30 dias

Piano Kids – Seu filho tocando piano em 30 dias

Diferente de qualquer outro curso no mundo inteiro, o Piano Kids vai ensinar música para seu filho de uma forma divertida e emocionante.

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Aprenda a tocar sua 1ª música no piano ou teclado. O método M30 é a sua maior chance de aprender piano do zero

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!