Acordes

O Super Acorde Menor do Aprenda Piano

Fala tecladista!

Tudo bem por aí? Hoje é dia de acorde menor…

Quero compartilhar com vocês um super acorde que ensino dentro do método Aprenda Piano. Acredito que você irá gostar do que vou apresentar. 😉

Antes, eu gostaria de avisar que você pode baixar um material de apoio sobre acordes menores aqui nessa página (basta acessar e cadastrar seu e-mail para receber o material).

Bem, agora vamos ao super acorde!

Esse é um poderoso acorde menor que pode ser substituído pelos acordes menores em suas músicas e arranjos, de acordo com sua preferência musical (gosto de lembrar que seu ouvido é seu melhor juiz).

Além da substituição pura e simples, você pode usar essa abertura para fazer movimentos de tom ou semitom para frente e para trás, o que criará uma sonoridade bem interessante.

Devo avisar que algo um pouquinho mais complexo e talvez a execução nas 12 tonalidades seja um desafio para alguns músicos, mas certamente vale a pena conhecê-lo.

Caso você não alcance as notas da primeira formação, não se preocupe, porque eu mostro duas opções: uma mais aberta e outra bem fechada.

Esse super acorde menor é um dos meus segredos de embelezamento para as execuções. Assistindo ao vídeo acima você entenderá o porquê.

Lembrando que nesse vídeo eu só trato da formação do acorde e não das possíveis progressões e harmonias. A ideia é que você aprenda esse acorde menor primeiro e nos próximos vídeos ou cursos completos você aprenda como utilizá-los.

PS: Não esqueça de baixar o material de apoio.

Bons estudos!
Ramon Tessmann