Acordes

Onde tocar os acordes: Mão direita ou esquerda? | Dica de Teclado #24

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, e hoje nosso assunto é muito interessante, vamos falar sobre onde tocar os acordes e qual mão utilizar em cada um.

Uma das primeiras dúvidas ao iniciar no teclado é saber o que tocar em cada mão.

  • Como uso a mão esquerda em uma música?
  • Onde faço os acordes?
  • Como saber quando tocar o quê?

Por mais que você já esteja tocando algumas músicas essa dúvida pode existir, mas fique tranquilo pois é perfeitamente normal.

Vamos continuar e descobrir algumas maneiras de tocar!

Milhares de pessoas estão aprendendo teclado com este livro gratuito

Clique aqui para baixar!

ONDE TOCAR OS ACORDES?

Bom, em primeiro lugar você deve saber que existem vários e vários estilos de se tocar teclado ou piano e você vai perceber que nas próprias Dicas de Teclado serão utilizadas várias formas de tocar.

Vamos ver duas formas de tocar, em dois cenários diferentes.

#1 – JUNTO COM BANDA OU CANTOR

O primeiro cenário é tocando com uma banda ou com um cantor. Nas duas situações você, como tecladista, está apenas acompanhando.

Neste caso você pode tocar o acorde na mão direita usando: acordes invertidos, melodias, algumas improvisações simples, respeitando o restante da música que está sendo tocada pela banda.

Já na mão esquerda você pode tocar o baixo do acorde, com as notas principais, como por exemplo a tônica. Se for possível, pode executar também um arpejo na mão esquerda.

Aqui no Aprenda Piano já vimos vários arpejos para a mão esquerda. 😉

#2 – TOCANDO SOZINHO

O segundo cenário é se você está tocando sozinho, sem banda, sem cantor, apenas em um exercício ou em um improviso.

Nesse caso, uma das formas mais simples de se tocar é executar a melodia com a mão direita e a harmonia com a mão esquerda.

Esta forma é muito boa para desenvolver sua musicalidade, coordenação e entre outros.

Na mão direita executando a melodia, ou seja: notas, escalas, arpejos, improviso, …

Como tudo precisa de uma base, a mão esquerda será a base para o que a mão direita está tocando!

FINALIZANDO

Só para ficar claro: existem várias formas de onde tocar os acordes, seja com mão direita, mão esquerda ou com as duas juntas.

Um grande abraço e até a próxima,