Quando usar o Arpejo 9b10 na música? | Dica de Teclado #28

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano para a Dica de Teclado #28. E hoje vamos falar sobre quando usar o arpejo 9b10 para acordes menores.

Já vimos aqui nas Dicas de Teclado este assunto, mas apenas aprendemos como fazer este arpejo, formas como montar mas hoje vamos falar basicamente onde você pode utilizar o arpejo.

Se você chegou aqui de paraquedas fique tranquilo que irei relembrar como formar o acorde do arpejo e assim pode estar nos acompanhando nesta caminhada.

Todos prontos? Preparados? Vamos lá!

Como se tornar um melhor tecladista em 10 passos? Descubra agora

Clique aqui para baixar!

CONSTRUINDO O ARPEJO 9b10

Bom, o arpejo 9b10 é utilizado para acorde menores e aqui no Aprenda Piano, carinhosamente, chamamos ele assim.

Se você já tem algum conhecimento sobre graus, já imagina o que e como fazer este arpejo, mas fique calmo vamos devagar para todos acompanharem.

Mas se ainda não teve um start ao ouvir o nome do arpejo vou te explicar.

Estes números têm relação com os graus que iremos utilizar no arpejo, ao separar o nome teremos 9 e b10, dois graus que iremos no arpejo.

Bom, pensando em Dó os graus que formam o acorde são 1, 3 e 5, e as notas serão: dó, mi e sol.

Para encontrar o nono grau (9) iremos fazer a escala até a nona nota. Veja:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó –

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8  – 9

Ótimo, já sabemos que a nota será tocada será parte do arejo.

E agora para encontrar o décimo grau faremos o mesmo mas indo até a décima nota, observe:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó – ré  – mi

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8  – 9 – 10

Ok, encontramos a décima nota, o mi, MAS o grau dez está acompanhado de um “b”, o que isso quer dizer?

Quer dizer que iremos diminuir meio-tom do décimo grau, na prática, diminuir meio-tom da nota mi, que seria o mib.

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó – ré  – mib

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8  – 9 – b10

Agora sim! O mib será a outra nota que fará parte do arpejo!

APLICANDO O ARPEJO NA MÃO ESQUERDA

Este arpejo será tocado na mão esquerda! É isso mesmo que você ouviu, mão esquerda!!

Na execução deste arpejo não iremos tocar o grau 3, então nos restam os graus:

1 – 5 – 8 – 9 – b10

Exatamente nesta ordem! Nada a mais e nada a menos.

Agora temos que colocar isso sob uma tonalidade, que tal a de dó que já estamos usando?

Temos apenas que pegar os graus que queremos, veja eles abaixo em negrito:

– ré – mi – fá – sol – lá – si –  – mib

1  – 2  – 3 –  4 – 5  – 6  – 7 –  8  – 9  – b10

E agora no teclado:

Aprenda teclado ou piano de forma inteligente.

Aproveite agora clicando aqui!

APLICANDO O ARPEJO NO CAMPO HARMÔNICO

Essa é a maior dificuldade, aplicar este arpejo em um campo harmônico ou em uma progressão de acordes.

Ficaria aqui falando muito tempo se fosse te dizer exatamente cada acorde que você pode aplicar em uma tonalidade, mas para que você possa ter uma noção melhor e mais abrangem vou falar em graus do campo harmônico e você pode aplicar em qualquer tonalidade que desejar.

Para não errar, você pode experimentar esse arpejo quando o acorde for o acorde II ou VI do campo harmônico, que são acordes menores.

Por exemplo na tonalidade de Dó Maior, veja o campo harmônico:

C  – Dm  – Em –  F – G –  Am – Bm(5-)  – C

Agora perceba que os graus II e VI são menores.

C  –  Dm  –  Em –  F – G  – Am  – Bm(5-)  – C

1   –  2  – 3   – 4 –   5 – 6   –   7 –   8

Ah Raquel, mas os graus 3 e 7 também são menores, porque não usar eles?

Como falei anteriormente, estes são para não errar! Se aplicar o arpejo no grau 3 ou 7 existe a grande possibilidade de não dar certo, porque teremos um choque de notas e por enquanto queremos evitar isso!

PALAVRAS DO RAMON

Achei muito interessante o que o Ramon falou e quero que veja o quão importante é sua interação conosco. Leia.

“Há uns dias atrás eu falei sobre o arpejo 9b10 e muita gente gostou e ficou comentando sobre o assunto. A propósito, eu quero agradecer os comentários que as pessoas estão deixando nos vídeos diários. Fora a média de 100 a 150 e-mails que recebemos todos os dias aqui no Aprenda Piano. É muito gratificante isso! Então, sempre lembre de deixar um comentário, agradecendo, marcando um amigo ou ajudando alguém que tem dúvida. Assim, toda a comunidade cresce e aprende junto.”

FINALIZANDO

Agora é a sua vez de experimentar o arpejo 9b10, aplicar em outras tonalidade e sofisticar a sua maneira de tocar.

Lembrando que se você ainda tem alguma dúvida deixe um comentário e se conhece alguém que toque teclado indique este artigo para ele.