Aprendizado

O que você precisa saber sobre ritmo no piano

Ritmo no piano

Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.

Hoje vamos falar sobre o ritmo no piano, o que é, como funciona e sua importância para o desenvolvimento musical de um pianista.

A palavra ritmo pode parecer distante do nosso dia a dia, sendo algo especial, relacionado única e exclusivamente a música.

Mas parando para pensar sobre ritmo, lembramos que tudo que fazemos o envolve, podemos não usar a palavra “ritmo” diariamente, mas estamos ligados ao seu significado 24h por dia.

Procurando sobre ritmo e suas definições, podemos entender por ritmo, como uma sucessão de tempos que se alternam com intervalos.

Analisando essa definição, parece algo simples e fácil de se entender, porém a sua importância é tanta, que é necessário buscar a perfeição quando se fala em ritmo, ainda mais se ele for musical.

Ritmo musical

No universo musical, o ritmo é considerado um elemento fundamental para a música, junto é claro, a harmonia e a melodia, itens que veremos mais para frente, e que sem os quais não existe uma canção.

A importância do ritmo no mundo musical se deve em especial ao fato de que uma música é construída dentro de um tempo, tempo esse que deve ser respeitado para uma correta execução.

Assim, o ritmo é o responsável por controlar a sequência de sons dentro de um determinado tempo, logo sem ritmo, não se tem controle do tempo, e por consequência não existe música.

Então é bem simples entender a importância do ritmo na música: Sem ritmo, sem música!

Aprendendo ritmo no piano

Aprender o ritmo para alguns é algo simples, para outros nem tanto, mas desistir não é a solução, afinal, com o tempo será possível ir melhorando seu ritmo, desenvolvendo-o.

Conquistar o ritmo no piano é fundamental para o pianista, então em caso de dificuldade, estude e pratique, só assim você irá desenvolver ritmo no piano.

Acredito que com as próximas explicações e dicas você vai conseguir pegar o jeito, e praticando alcançará o ritmo desejado.

Possibilidades rítmicas, marcações rítmicas e tempo, é isso que você precisa saber para alcançar o ritmo no piano.

Para que você possa entender tudo que envolve e depende do ritmo, é necessário que conheça as figuras rítmicas.

As figuras rítmicas são usadas na notação musical, e é com elas que você irá entender como funciona o controle do compasso, lembrando que o compasso é a forma de dividir grupos de sons dentro de uma composição, onde geralmente uma composição é divida em 4 grupos.

Para que vocês entendam mais facilmente esse assunto, recomendo que leiam sobre o metrônomo, aparelho responsável por marcar o tempo dentro de um compasso.

Iniciaremos os estudos sobre ritmo no piano baseando-se em 5 figuras rítmicas tradicionais, conforme a evolução aconteça é possível ir se aprofundando cada vez mais, e assim conhecer outras notas.

Figuras ritmicas no piano

Semibreve

1 nota tem a duração de 4 tempos, ou seja, uma nota dura 4 bátidas no metrônomo.

Mínima

1 nota tem a duração de 2 tempos, assim uma nota dura 2 batida no metrônomo.

Semínima

1 nota tem a duração de 1 tempo, durando apenas 1 batida no metrônomo.

Colcheia

1 nota tem a duração de 1/2 tempo, sendo 1/2 de batida no metrônomo.

Semicolcheia

1 nota tem a duração de 1/4 de tempo, logo 1/4 de batida no metrônomo.

Figuras rítmicas

Esse é o conhecimento básico que você necessita ter sobre as figuras rítmicas, procure entender como elas funcionam e o que elas representam em uma composição.

Com esse estudo, em pouco tempo você estará por dentro das possibilidades rítmicas e entenderá as suas marcações.

O conteúdo pode parecer simples, mas é de suma importância para o seu desenvolvimento musical, então pratique e  trabalhe em cima de cada uma dessas notas, para alcançar o ritmo no piano.

Para finalizar

Espero que esse conteúdo sobre ritmo no piano tenha sido útil para você, caso tenha alguma duvida, comente aqui no artigo ou entre em contato com o nosso suporte para que possamos lhe ajudar.

Para você que está cansado de tocar sempre da mesma forma no teclado? Aprenda técnicas imbatíveis dos pianistas profissionais clicando aqui!

Veja mais conteúdos como esse em nossa página de artigos e não esqueça de se inscrever em nosso Canal do Youtube. 😉

Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu Comentário ou Dúvida

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: