O que é solo?

O que é solo musical?

Com certeza você já ouviu alguma música em que uma das partes era somente instrumental, sendo ela um solo de uma guitarra ou de teclado.

Muitas músicas, principalmente do estilo rock e punk rock, possuem intervalos onde o guitarrista executa o seu solo.

Vamos estudar sobre isso e entender sobre o solo nas músicas.

Significado

Palavra de origem italiana, a partir da palavra solus que significa: sozinho; a sós.

Se tratando de música, na língua portuguesa, solo quer dizer:

Trecho musical executado por uma só voz ou um só instrumento, com ou sem acompanhamento, num conjunto coral ou orquestral.

O solo musical, ficou muito conhecido como um trecho feito por um guitarrista (mais comum). Mas a palavra solo não é um termo para a execução musical, mas sim para a pessoa que o faz.

Para execução musical, o termo correto seria “solar”, que é a arte de executar um solo.

Já o solo em si, é algo que você faz, e significa que faz sozinho.

Um cantor solo, um dançarino solo, e assim por diante, são todos artistas que trilham suas carreiras sozinhos.

Já ouvimos muito por aí, a respeito de artistas que abandonaram suas bandas para seguir carreira solo, como no caso do cantor Thiaguinho, que antes fazia parte do grupo Exaltasamba.

Ideia

Um solo musical pode ser executado junto com uma banda ou não, mas ele sempre é o ponto alto de uma música junto com o refrão.

O solo pode ser pensado antes, ou seja, ser composto pelo músico ou feito na hora utilizando o improviso.

Quando um músico está executando o solo, seu instrumento é o que ganha maior importância e tecnicamente volume, em relação aos outros.

O instrumento utilizado para solos é o que ganha mais destaque na música, em algum momento.

Existem músicas com solo de piano, guitarra, violão, bateria, metais (saxofone, trompete, …) e por aí vai.

Qualquer instrumento pode ser um instrumento de solo!

Exemplo

Assista ao clipe da banda Guns N’ Roses,  interpretando a música November Rain, e veja um solo, nesse caso de guitarra, a partir do 4 minutos e 13 segundos.

Esse é um solo bem característico, principalmente quando se fala de rock.

Caso você se interesse por mais assuntos do tipo, conheça nossos cursos online e materiais educativos.

Bons estudos e até mais!