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As belíssimas tensões do Acorde 1 | Dica de Teclado #58

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para a Dica de Teclado #58. E hoje iremos falar sobre as possíveis notas de tensão do acorde I.

O acorde I é um acorde muito importante no campo harmônico, ele é a tônica. Para entender melhor, você também pode pensar como se ele fosse a base para uma tonalidade.

Hoje a gente vai falar sobre algumas notas que podemos acrescentar ao acorde I, deixando ele mais sofisticado e com uma sonoridade mais completa.

Vamos lá então!

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O ACORDE I

Bom o acorde I é o primeiro acorde do campo harmônico.

Por exemplo, se estivermos no campo harmônico de dó maior, se tratando de tétrades, o acorde será o C7M.

Porque C7M?

Primeiro temos os graus da tríade de C, com os graus: 1°, 3° e 5°. As notas: dó, mi e sol.

Segundo, acrescentamos a sétima maior, que será a nota si. Tornando o acorde I uma tétrade, composta por 4 notas, com os graus: 1°, 3°, 5° e 7°.

Essas são as notas do acorde: dó, mi, sol e si.

Veja no teclado:

Agora vamos ver quais graus e notas serão acrescentadas ao acorde I.

PS: Hoje iremos utilizar o acorde de C7M como exemplo para que fique mais fácil a assimilação do conteúdo. 😉

GRAUS E NOTAS DE TENSÃO

Em uma escala maior nós temos 8 graus, certo?

Veja, na escala de dó maior:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8

Perceba que 4 destes graus nós já estamos usando no acorde I, e tem mais o 8° grau que é a tônica uma oitava acima. Então 5 graus já “descartamos”.

Veja eles em negrito:

– ré – mi – fá – sol – lá – si

1  – 2  – 3  – 4  – 5  – 6  – 7  – 8

As notas que temos “sobrando” são as dos graus 2, 4 e 6, ou seja, ré, fá e lá.

Se transportarmos estes graus uma oitava acima teremos os graus 9 (nona), 11 (décima primeira) e 13 (décima terceira)

Por exemplo, veja no teclado o acorde de C7M na região central e as notas de tensão logo depois do acorde.

Basicamente, temos a 9º (2º grau), a 4º e a 6º (13º) graus.

  • Cmaj7/9
  • Cmaj7/9/13.

No caso do 4º grau a gente vai evitar usar, porque o acorde com o quarto grau gera um trítono, de alta tensão, e o acorde I é um acorde de repouso.

Por exemplo no acorde C7M o trítono estaria entre a nota si e a nota fá (4° grau ou 11° grau).

Então, não soaria bem. No mais, você pode fazer várias combinações legais com as sextas, sétimas e nonas no acorde I.

VARIAÇÕES DO ACORDE I COM TENSÃO

Bom, aqui vou basicamente te mostrar algumas possibilidade de montagem do acorde I, com as notas de tensão.

Como já havia dito antes, o C7M servirá como exemplo.

  • Cmaj7/13

  • Cmaj7/9/13

  • Cmaj7/9/13

Experimente tocar estas três formas e sinta como o acorde I vai soar.

FINALIZANDO

Legal né? Agora que você já sabe como encontrar as tensões dos acordes I, é só começar a aplicar em outras tonalidades.

Fica aí uma sugestão para você iniciar os estudos: tente montar o acorde I com notas de tensão na tonalidade de G (sol maior) e D (ré maior). Lançado o desafio!

Se você tem alguma dúvida, ou conseguiu cumprir o nosso desafio, deixe um comentário!

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Um abraço e até a próxima,

Raquel Xavier

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