Aprenda a suave Tétrade M7 | Dica de Teclado #57

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para a Dica de Teclado #57. E hoje nós iremos construir a tétrades menores com 7.

Aqui gostamos e falamos muito sobre tétrades, pois queremos que você se sinta à vontade ao tocar esse tipo de acorde.

E também, finalmente, sair do nível das tríades e começar a se aventurar em novas harmonias.

Bom hoje, vamos ver a suavidade da tétrade menor com a sétima menor, um acorde muito interessante e utilizado nas músicas.

Uma tríade menor por si só já é triste! Mas para dar uma “amenizada” nessa tristeza iremos acrescentar mais uma nota.

Preparado para ouvir como vai ficar esse acorde?

Vamos lá!

O QUE É UMA TÉTRADE?

Uma tétrade é um acorde formado por 4 notas, ou, 4 sons.

No dia-a-dia é comum encontrarmos acordes com mais uma nota adicionada, às sétimas são um bom exemplo de nota adicionada.

Então, basicamente, uma tétrade é uma tríade + 1 nota.

Se você tiver uma tríade simples, como por exemplo as tríades maiores ou menores, ao acrescentar uma nota essa tríade passa a ser uma tétrade!

Hoje, a gente vai montar a tétrade menor com sétima, que forma os acordes menores, só que com uma diferença: o sétimo grau menor dá uma suavizada na tristeza do acorde.

ESCOLHENDO A TONALIDADE E FORMANDO A ESCALA

Primeiro vamos escolher uma tonalidade.

Para diferenciar do que sempre é usado, hoje vamos escolher um tom com um pouco mais de dificuldade. Você topa?

Então vamos lá, a tonalidade de hoje é b.

Antes, vamos formar a escala maior, já que essa é uma tonalidade pouco comum.

Lembrando que para construir uma escala maior, precisaremos da seguinte ordem de tons e semitons:

TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM

Agora aplicando estes intervalos começando pela nota láb:

b  – sib  – dó  – réb  –  mib  –  fá –  sol – láb

Os graus da escala ficam assim:

b  – sib  – dó  – réb  –  mib  –  fá –  sol – láb

1   – 2   – 3 –   4 – 5 –   6 – 7 – 8

Pronto, escala formada, tonalidade escolhida já podemos ir em frente!

A FÓRMULA DO ACORDE MENOR COM SÉTIMA MENOR

Bom, para encontrar o acorde vamos usar os graus.

Veja os graus:

1  –  3m  –  5J  –  7m

Aqui temos o primeiro grau que será a nota b.

Depois temos o terceiro grau, mas ele é menor, ou seja, iremos diminuir meio tom do grau três, da escala maior.

Na escala maior o grau três é a nota dó, reduzindo meio tom resulta em b.

PS: A nota dó bemol fica fisicamente na mesma tecla que a nota si.

Em seguida é o quinto grau, uma quinta justa. Que pela escala será a nota mib.

E para terminar o sétimo grau, mas ele (assim como o terceiro grau) é menor, vamos diminuir meio tom do sétimo grau da escala maior.

Na escala maior o sétimo grau é a nota sol, reduzindo meio tom de nota sol encontramos a nota solb.

Pronto! Encontramos todas as notas deste acorde!

Veja elas todas juntas.

Acorde de Ab: b – dób – mib – solb

Observe no teclado:

Uma das opções para usar a mão esquerda é fazer o famoso 1 – 5 – 8.

Para descobrir que notas são, basta olhar na escala e descobrir através dos graus.

O primeiro grau é a nota b, o quinto grau a nota mib e o oitavo grau a nota b em outra oitava.

Veja no teclado apenas a mão esquerda.

E agora juntando as duas mãos.

Toque este acorde e sinta que ele é triste, mas a sétima nota traz uma suavidade e uma sensação de “esperança” para o acorde.

A cifra deste acorde é:

  • A = lá
  • m = menor
  • b = bemol
  • 7 = sétima (sétima menor)

Juntando tudo fica: Abm7.

Lê-se assim: lá bemol menor com sétima, alguns gostam de enfatizar que a sétima é menor, como por exemplo, lá bemol menor com sétima menor.

CONCLUINDO

Agora tente experimentar este tipo de tétrade em outras tonalidades.

Um acorde bem comum é o Am7, que tem a mesma ideia do que nós fizemos aqui, hoje.

Os acorde menores com sétima menor são bem comuns e podemos dizer que eles são muito usados por causa dessa tal “suavidade”.

Se você ficou com alguma dúvida, ou se ainda não conhecia o acorde de Abm7, deixe um comentário.