Artigos

Junte-se a milhares de tecladistas inteligentes e receba atualizações,
artigos e aulas exclusivas para levar sua musicalidade a um alto nível

Conheça os tipos de piano acústico

Conheça os tipos de piano acústico

Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.

Vamos falar sobre os tipos de piano, mais especificamente sobre os tipos de piano acústico. Isso porque geralmente os pianos acústico são os mais procurados na hora da compra.

O motivo por essa procura pode ser considerado a liberdade do pianista com o piano, onde ele consegue trabalhar do jeito que gosta e sabe, ou seja, consegue ter com o piano uma relação desejada, ou até mesmo o fato de ser o piano tradicional.

Para conhecer os tipos de piano acústico, vamos começar definindo o piano acústico como um piano não elétrico, logo sendo um piano “manual”.

Lembrando que existem outros tipos de piano, e que até chegar ao modelo atual o piano sofreu muitas alterações desde seu surgimento, mais de 300 anos atrás.

Tipos de piano acústico

Hoje no mercado de pianos, encontramos dois tipos de piano acústico, o piano acústico vertical e o piano acústico de cauda.

Porém dentro desses dois tipos existem inúmeros modelos, tanto de pianos acústicos verticais, quanto de cauda.

Mas hoje não vamos nos apegar aos modelos de cada piano, mas sim em explicar sobre cada tipo, suas semelhanças e diferenças.

Algumas características dos pianos acústicos são mantidas para os dois modelos, como tampa, teclas, martelo e cordas, que formam a estrutura do piano em si.

Sobre as teclas é importante saber que não existe um piano acústico com menos ou mais teclas, um piano acústico deve ter obrigatoriamente uma sequência de 88 teclas brancas e pretas.

Seguindo falando do teclado, aí está o motivo que difere os pianos acústicos entre si, pois é o mecanismo utilizado para produzir o som que difere um modelo de outro.

Piano acústico de cauda

Sabe aquele piano grande que você está acostumado a ver em filmes e novelas, possivelmente você viu um piano de cauda, esse o o tipo de piano usado em apresentações, que chega a medir 2,74m.

Não se assuste com o tamanho, você pode ter um menor em casa, com 2,13m, se ainda for grande, existem menores ainda, se optar por um piano de ¼ de cauda que pode ter 1,52m.

A maior parte do piano de cauda e que mais difere do piano vertical é a sua tampa, responsável por esse comprimento enorme e que necessita de um suporte para ficar aberta.

Com a tampa do piano aberta ficam visíveis as cordas e outros elementos mecânicos que compõem o instrumento, e caso você queira que o som se projete mais, lembre-se de deixar a tampa aberta.

Uma outra diferença entre o piano de cauda e o vertical, está na posição das cordas, no piano de cauda as cordas ficam na posição horizontal, aproveitando o espaço que o instrumento dispõe e ficando paralelas ao chão, para assim conseguirem espalhar o som com mais facilidade.

Piano acústico vertical

Agora que eu coloquei na sua cabeça que o piano grande é o piano de cauda, então o piano vertical deve ser o piano pequeno, certo? Certo!

Além de ser considerado um piano pequeno pelo de seu tamanho, também é chamado de piano armário, em função de sua forma, que possibilita com que ele geralmente fique encostado na parede.

Comparando as medidas entre os dois pianos aí sim acharemos o piano vertical ainda menor, a altura de um piano acústico vertical varia de 0,9m a 1,5m de altura, e suas demais medidas ainda que máximas não chegariam nem perto de um piano de cauda.

Já a tampa do piano vertical não tem necessidade de ficar aberta, pois mesmo assim o seu som não vai espalhar muito. Mas assim como no piano de cauda, com a tampa aberta também é possível ver as cordas, porém elas ficam em formato vertical ou diagonal, em função do pouco espaço disponível.

Como para aumentar a dissipação do som abrir a tampa do instrumento não adiantará muito, a opção é deixar o piano afastado da parede, isso surtirá mais efeito na obtenção de qualidade de som.

E para finalizar…

Após saber o que define cada tipo de piano, agora você já pode identificar um piano entre de cauda e vertical, sabendo que pianos acústicos só existem esses dois modelos.

Caso queira ter um piano acústico em casa, é interessante optar pelo piano acústico vertical em função de seu tamanho, caso disponha de espaço, ter um piano de calda não vai ser problema para você.

Lembrando que não estamos comparando a qualidade entre um piano de cauda e um piano vertical, e também não entramos no assunto valores de pianos acústicos.

Para propósito de informação é interessante saber que além de pianos acústicos, temos o piano elétrico e o piano digital, que se diferem em função de seus mecanismos de produção sonora.

Por enquanto é isso, espero que você tenha gostado desse artigo e aprendido um pouco mais sobre piano, para continuar por dentro dos assuntos abordados no Aprenda Piano faça parte da nossa lista de-mails.

Forte abraço,
Heitor Carvalho

Gostou desse conteúdo?

Participe da nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos via email. É grátis:

Deixe seu Comentário ou Dúvida

CONHEÇA NOSSOS CURSOS EM VÍDEO ONLINE:

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Aguarde a Próxima Aula Extraordinária

Prepare-se para o lançamento de mais uma aula extraordinária do Aprenda Piano. Previsão de lançamento: final de Setembro!

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Método M30 – Realize o sonho de tocar sua 1ª música

Aprenda a tocar sua 1ª música no piano ou teclado. O método M30 é a sua maior chance de aprender piano do zero

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Piano Prime – Técnicas Incríveis para Embelezar suas Execuções

Torne suas execuções inesquecíveis e emocionantes com técnicas que irão elevar rapidamente o seu nível musical


Aprenda Piano © Todos os direitos reservados.

TORNE-SE UM TECLADISTA EXTRAORDINÁRIO!

Junte-se a milhares de outros tecladistas e receba em seu email dicas
e conteúdos exclusivos para turbinar sua musicalidade. É grátis: