Aula Grátis

As classes de funções tonais: Tônica | Dica de Teclado #21

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para mais uma Dica de Teclado, e o assunto de hoje é sobre a: tônica (função tonal).

Cada acorde em uma progressão ou em um campo harmônico, possuem uma função emocional.

Dentro da harmonia funcional, os acordes cumprem funções específicas de tensão e resolução.

Hoje daremos o primeiro passo no mundo da harmonia funcional e você verá o quão importante é o estudo desse assunto para seu desenvolvimento “harmônico”.

Vamos lá!

Melhor ebook sobre como aprender teclado agora é de graça.

Baixe o seu clicando aqui!

FUNÇÃO TÔNICA

O primeiro passo hoje é saber e entender bem o que é uma tônica e como encontrá-la em uma progressão.

Veja o que o dicionário diz sobre a palavra na música:

Tônica

  • Substantivo feminino;
  • O primeiro grau de uma escala diatônica;
  • Nota que dá o seu nome ao tom sobre o qual essa escala repousa;

Agora que já temos uma luz sobre o significado da palavra, vamos desenvolver melhor estes conceitos.

#1 – Escala diatônica

Vejamos a escala diatônica de dó:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó

Os graus são a enumeração das notas ou acordes, neste caso as notas, então é só colocar um número para cada nota começando do 1. Veja:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8

Assim fica até óbvio encontrar a nota tônica: dó.

O bom da função tônica é que, normalmente ela já é a nota da escala a ser formada. Por exemplo:

  • Escala menor natural de lá / tônica: lá;
  • Escala diminuta de sol / tônica: sol;
  • Escala menor harmônica de si / tônica: si.

#2 – Campo harmônico

Aqui vamos falar de campo harmônico (nosso foco hoje).

No campo harmônico, funciona da mesma maneira que na escala. O primeiro grau (tônica) é o acorde de repouso.

Veja o Campo harmônico de Dó e seus respectivos graus:

C – Dm – Em – F – G – Am – Bm5- – C

1  – 2  – 3 –  4 – 5 –  6 – 7 – 8

O acorde que faz a função de tônica é o C (dó maior), é nele que existe a sensação de repouso, conclusão, estabilidade.

A FAMÍLIA DA TÔNICA

Dentro do campo harmônico vamos encontrar outros acordes que irão fazer parte desta família.

São acordes que podem ser usados como função tônica, mas sem tanta força da tônica quanto o primeiro grau e ainda sim servir como repouso.

Veja os graus que fazem parte da família da tônica:

I  – III  – VI

Se aplicarmos esses graus no Campo harmônico de Dó os acordes seriam estes:

C  – Em  – Am

Com essa informação em mãos, você pode experimentar a substituição de qualquer um desses acorde por outro da mesma família, e dar uma outra “cara” à sua execução.

SUBSTITUINDO A TÔNICA EM UMA PROGRESSÃO

É isso mesmo que você está lendo, vamos substituir a tônica por um acorde da mesma família e isso dará uma nova cor a progressão.

Vamos usar uma progressão simples: I  – II  – V –  I

Ainda na tonalidade de dó, os acordes seriam estes:

C  – Dm  – G –  C

Colocamos dois “C” de propósito, primeiro iremos substituir um e depois o outro.

Começando com o primeiro C, podemos colocar no lugar dele o acorde de Em, certo?

A progressão ficaria assim:

Em  – Dm  – G –  C

Toque estes acorde e sinta o que mudou entre as duas progressões.

Agora podemos substituir o último C pelo acorde de Am.

Veja como a progressão fica com mais uma alteração:

Em  – Dm  – G –  Am

Harmonicamente falando o Em e o Am estão sendo usados para dar uma sensação de repouso, porém menos que a tônica obviamente.

Você vai perceber também que a harmonia ficou mais melancólica, mais triste. Esse tipo de efeito é causado por causa da substituição de um acorde maior, por um menor.

Destrave seu aprendizado no teclado com este livro gratuito

Clique aqui para baixar!

FAMÍLIA DE TÔNICAS NATURAIS

Abaixo disponibilizei uma lista com os acordes das famílias das tônicas naturais:

  • Tonalidade de C: C – Em – Am
  • Tonalidade de D: D – F#m – Bm
  • Tonalidade de E: E – G#m – C#m
  • Tonalidade de F: F – Am – Dm
  • Tonalidade de G: G – Bm – Em
  • Tonalidade de A: A – C#m – F#m
  • Tonalidade de B: B – D#m – G#m

CONCLUINDO

Chegou a hora de você arriscar e aplicar a tônica nas suas músicas. Agora é com você!

Inicie pelas tonalidades mais acessíveis e depois vá se aventurando por todos os tons.

Fique ligado que, em breve, iremos aprofundar mais neste assunto.

[ESTAMOS ONLINE] O Maior Workshop de teclado e piano do BrasilASSISTA AGORA
+