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Usando e abusando da Tríade Aumentada | Dica de Teclado #18

Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, e hoje é dia de nós usarmos e abusarmos da tríade aumentada.

Eu sei que já falamos aqui sobre a tríade aumentada, sua formação e tudo mais, porém hoje nós vamos falar sobre como usar a tríade aumentada.

Isso é ótimo porque na maioria das vezes que aprendemos algo, parece ser muito difícil colocar o assunto em prática.

Está pronto para sair da teoria e enfrentar a prática? Vamos lá!

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A FORMAÇÃO DA TRÍADE AUMENTADA

Antes de colocarmos o assunto em prática, vamos relembrar como formar a tríade aumentada.

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A tríade aumentada é formada por dois intervalos de 3M (terça maior), isso faz com que o 5° grau do acorde seja aumentado.

Por exemplo: uma tríade maior é formada pelos graus 1, 3 e 5. Já a tríade aumentada irá aumentar meio-tom do 5° grau. Veja:

1  – 3  – #5

Aplicando estes graus na tonalidade de dó, as notas ficam assim:

dó – mi – sol#

Uma maneira fácil de encontrar a tríade aumentada é elevar meio-tom da última nota da tríade maior.

Veja um exemplo rápido. Eu vou colocar aqui embaixo primeiro uma tríade maior e depois a tríade aumentada.

  • Tríade Maior de Fá: fá – lá – dó
  • Tríade Aumentada de Fá: fá – lá – dó#

Assim concluímos a ideia de formação da tríade aumentada.

A PROGRESSÃO II – V – I

Essa progressão é muito utilizada para encaixar a tríade aumentada.

Esses algarismos romanos II – V – I, são graus do campo harmônico, para que possa localizar com mais facilidade.

Vamos entender com o exemplo do campo harmônico de Fá (F):

F – Gm – Am – Bb – C – Dm – Em(-5) – F

Analisando o campo harmônico, o grau II (2º) será o acorde de Gm, e podemos adicionar a sétima também: Gm7.

O grau V (5º) será o quinto acorde do campo harmônico. Acrescentando também a sétima, o acorde ficará assim: C7.

Lembrando que o 5° grau tem a função de dominante no campo harmônico.

Próximo grau é o I (1), que é o primeiro acorde do campo harmônico, também conhecido com tônica: F.

Também vamos acrescentar aqui a sétima, mas neste caso a sétima é maior: Fmaj ou F7+.

Juntando todos os acordes:

Gm7 – C7 – Fmaj7

INCLUINDO A TRÍADE AUMENTADA NA PROGRESSÃO

Basicamente, a tríade aumentada funciona como base para um acorde dominante.

Com isso podemos assim substituir um acorde dominante pela tríade aumentada.

Então sempre que encontrar um acorde dominante, você pode experimentar trocá-lo por uma tríade diminuta.

Na progressão acima, vamos substituir o C7 pelo C(5#). Assim:

Gm7 –  C(5#) – Fmaj7

Toque esta progressão e sinta a tensão que acontece quando você utiliza a tríade diminuta.

Vamos um pouco mais além e adicionar a sétima junto ao acorde. 

Obs: A partir de agora não teremos mais uma tríade (três notas) e sim uma tétrade (quatro notas).

Agora veja como ficaria o acorde com a sétima: C7(5#).

No teclado:

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CONCLUINDO

Particularmente, eu gosto muito da tensão que a tríade aumentada causa aos ouvidos e indico você a utiliza-lo nas suas músicas.

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Um forte abraço e até a próxima,
Raquel Xavier

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